via@Marta Caetetu

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Os séculos XVI e XX - um ponto em comum: a luta Tupinambá


enviado por Marta Caetetu - 01/10/2012  - 15h 42

Massacre do Cururupe e Índio Caboclo Marcelino

Conhecido nos livros de história como a "Batalha dos Nadadores", é um episódio histórico conhecido, porque no final da batalha, em 1559, O Governador Geral do Brasil, Mem de Sá, ordenou um massacre às margens do Rio Cururupe, deixando os corpos dos indígenas estirados pela praia, por uma légua.

Líder tupinambá, na década de 30 do século XX, Caboclo Marcelino viveu na mesma região do massacre ocorrido no século XVI.  Em 1938, entregou-se aos seus perseguidores na tentativa de cessar as divergências na região, que tinham como ponto central a construção de uma ponte, em detrimento da expulsão dos tupinambás. 
Até hoje não há relato/notícia do que aconteceu a Índio Caboclo Marcelino.



Oração Tupinambá ao Sol

"Oh, grande espírito, cuja voz traz aciona os ventos,
e cujo alento dá vida a todo o mundo.
Ouve-me, sou pequeno e fraco
necessito de sua força e sabedoria
deixa eu me andar em beleza
e faça com que meus olhos possam sempre contemplar
o vermelho e a cúpula do por-do-sol.
Faz com que minhas mãos respeitem tudo que fizeste
e que meus ouvidos estejam aguçados para ouvir a tua voz.
Faz-me sábio
para que eu possa compreender as coisas que ensinaste ao meu povo.
Deixa-me aprender as lições que puseste em cada folha em cada rocha.
Busco força,
não para se maior do que meu irmão minha irmã
mas para lutar contra o meu maior inimigo: eu mesmo.
Faz-me sempre pronto
para chegar a ti
com as mãos limpas
e o olhar firme,
a fim de que
quando a vida se apaga
como se apaga o poente,
eu espírito possa estar contigo
sem me envergonhar.

Awerê!"

Fonte:
Caros Amigos - 28/09 e 01/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário