via@Marta Caetetu

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Malala, a jovem ativista paquistanesa

Marta Caetetu - às 14h 55


Malala Yousufzai

Reproduzido de: O Estado de S.Paulo http://www.estadao.com.br

Um militante do Taleban baleou e feriu ontem uma ativista de 14 anos conhecida por defender educação para meninas e divulgar atrocidades cometidas pelos extremistas islâmicos. Malala Yousufzai estava em um ônibus com outras alunas que iam para a escola quando foi atacada na cidade de Mingora, no Paquistão. A vítima foi atingida na cabeça e no pescoço, mas não corre risco de morrer, afirmou o médico Tariq Mohammad, do principal hospital da cidade. No ano passado, Malala foi nomeada para o Prêmio Internacional da Paz Infantil, por seu respeitado trabalho para promover a escolaridade entre meninas - algo que o Taleban, que governou o país entre 1994 e 2001, repudia.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Reproduzido de: http://colunas.revistaepoca.globo.com - 09/10/2012

Malala ficou conhecida depois de escrever um blog para a BBC, contando sobre o caos que tomou conta do Vale de Swat, em 2009, quando o exército paquistanês lutou contra insurgentes talibãs na região. O Primeiro-Ministro do Paquistão, Yousuf Raza Gliani, agraciou a jovem com o Primeiro Prêmio Nacional de Paz, em 2011, por seus esforços.
Sua trajetótia foi retratada em um documentário do jornal estadunidense The New York Times, produzido em 2009. Logo no início, um morador da região diz: "Na área onde eu vivo, há algumas pessoas que querem parar de educar meninas por meio das armas". Suas palavras já indicavam o tipo de reação que o esforço de Malala provocaria.

Foto:  EPA/PRESS INFORMATION DEPARTMENT/EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário