via@Marta Caetetu

terça-feira, 9 de outubro de 2012

"Ilha das Flores" - Imagens que ainda representam vários "Brasis"

Marta Caetetu - à 01h 30

"Ilha das Flores" é um curta-metragem de 1989, dirigido pelo cineasta  Jorge Furtado, em que a miséria e a desumanização foram destacadas, de modo magistral, em apenas treze minutos. À época, a forma como o curta foi produzido, representou uma certa novidade e resultou em diversos prêmios para o seu diretor. O nome que dá título ao curta é um lixão localizado nas proximidades de Porto Alegre (RS), banhada pelo Rio Guaíba. A escolha do nome não é referente ao local de fato.  Foi utilizado para produzir uma antítese em relação às imagens apresentadas.
E, infelizmente, o que o torna tão especial, para além da própria direção e roteiro, o fato de que passados mais de vinte anos, permanece atual. 
 "Ilha das Flores" recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, como, por exemplo, o da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que considerou o curta como o melhor filme de 1990, laureando-o com o Prêmio Margarida de Prata e o da crítica europeia, que no ano de 1995, foi eleito como um dos 100 melhores curtas-metragens do século. 


Narração de Paulo José
Fontes: 
Wikipédia
http://www.brasilwiki.com.br
Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário