via@Marta Caetetu

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Sepetiba: a Província de D.JoãoVI, muita história por descobrir

1910 - O Bonde de Sepetiba - autor: Augusto Malta
Acervo do Museu Histórico Nacional
 por Marta Caetetu - 26/09/2012   3h

Sepetiba é um bairro da Cidade do Rio de Janeiro, que muitos fluminenses pensam ser uma cidade local, ou mesmo de outro Estado. 
Suas praias eram a porta de saída do pau-brasil para a Europa; no início do século XIX, o verão da Família Real era por aquelas praias. 
Nos anos 90, ficou mais "popular" em função da construção de dois Conjuntos Habitacionais: Sepetiba I e II, durante o governo de Anthony Garotinho. O que, à época, não foi consenso, uma vez que Sepetiba é um bairro bucólico, sem estrutura para receber um número expressivo de novos moradores. Além disso, já se antecipava a constituição de mais um espaço de favelização, muito pelas próprias lacunas, repito, a serem enfrentadas pela população outsider.
Atualmente, as condições continuam precárias, reproduzindo, a seu modo, o passado da Cidade de Deus. 


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

A história perdida de Sepetiba

segunda-feira 26 de novembro de 2007, por Bianca Wild
Busco neste texto demonstrar a relevância e importância da realização de uma pesquisa que procure justificar, ou melhor, explicar a descaracterização, a perda da história do bairro de Sepetiba, localizado no município do Rio de Janeiro/RJ tendo sua fundação datada do dia 5 de julho de 1567 com a chegada dos índios Tamoios.
Acredito ser necessária uma explicação ao menos para o desaparecimento “misterioso” de algumas construções de importância histórica não apenas para a localidade, mas sim, para o país, localizadas neste bairro, e também para o silenciamento no que concerne a disseminação da importância histórica do bairro, nas escolas locais em geral não se faz menção ao fato e muito menos se busca resgatar a identidade histórica do local.

Na íntegra em: Ciranda do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário