Quadras ao gosto popular
Fonte: http://www.insite.com.br
..................................................................................................
atualizada em 30/09/2012 às 23h 18 Segunda Edição
Fernando Pessoa (1888-1935) foi um poeta e escritor português, nascido em Lisboa. É considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa e da literatura universal.
Aos seis anos de idade, foi para a África do Sul, onde aprendeu o inglês de modo tão perfeito que das quatro obras que publicou, três são em inglês.
Trabalhou em diversos lugares como correspondente de língua inglesa e francesa. Além disso, Fernando Pessoa foi empresário, editor, crítico literário, jornalista, comentador político, tradutor, inventor, astrólogo e publicitário. E mais, simultaneamente, produzia suas obras em verso e prosa.
Como poeta, era conhecido por suas múltiplas personalidades, os heterônimos, que continuam sendo objeto da maior parte dos estudos acadêmicos sobre sua vida e obra.
Fernando Pessoa faleceu em Lisboa, vítima de uma cólica hepática, causada por um cálculo biliar associado à cirrose hepática. Esse diagnóstico é contestado, aos dias de hoje, por diversos médicos.
Mar Português
Ó mar salgado, quanto do teu sal São Lágrimas de Portugal!
(imagem criada por Tatiana Paiva)
Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu Mas nele é que espelhou o céu. Fernando Pessoa |
http://pensador.uol.com.br/autor/fernando_pessoa/biografia/
Uma abraço para todos que curtem Fernando Pessoa.
Até a próxima edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário