via@Marta Caetetu

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Barack Obama: O Citizen e os desafios a serem vencidos

Marta Caetetu - às 22h 49
Barack Obama, o Citizen
O Presidente, reeleito, Barack Obama tem uma responsabilidade muito superior àquela que lhe foi confiada no primeiro mandato: vencer o jogo político, conciliando divergências postas à mesa (e agudizadas), desde a Guerra Civil.
Se, no século XIX, os Confederados eram Democratas e a União era Republicana e peças políticas fundamentais foram movidas alterando essa configuração, o sonho fundador da  Democracia na América, no século XVIII, ecoa entre os estadunidenses. E é isso que o candidato Obama, uma vez mais reiterou. Terá que cotejar a oposição para, enquanto Presidente, restabelecer o rumo dos Estados Unidos que, nos últimos quatro anos tem sido de uma oposição inconsequente, ao bloquear as ações de Washington.
Barack Obama sinalizou, em seu discurso da vitória, que o caminho é o do entendimento com a oposição, sem o qual, os Estados Unidos continuarão a fraquejar diante do mundo, como a mais poderosa Nação.
A vitória pode ter ficado um pouco distante da primeira, porquanto novidade. Porém, a reeleição de Obama foi comemorada em todos os cantos do mundo.
O mundo aguarda um segundo mandato mais político, de efetivação de ideias que vaguearam no plano do discurso, durante o primeiro mandato.
Não por acaso, a imagem da vitória mais vista nas redes sociais, como Facebook e Twitter, não é a do político Obama, mas a do citizen,  projetada como a realização do sonho na Nação estadunidense.

O Partido Republicano quase protagonizou essas eleições, mas nas palavras do seu candidato, Mitt Romney, as disputas terminaram com a declaração do vencedor. Agora, é unir esforços para que a Nação volte a ser a vedete global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário